.fondation cartier | beat takeshi kitano • gosse de peintre


Fui na Fondation Cartier em Paris sem saber o que ia encontrar, acabei encontrando Takeshi Kitano divertido, meio palhaço que eu não conhecia (tinha uma sala com trechos de vídeos dos programas de comédia que passam na TV japonesa, nunca tinha imaginado ele meio Didi, fantasiado, zoando as pessoas), só conhecia ele por Dolls.
Encontrei um mundo complexo, cheio de imagens fantásticas, geringonças malucas e várias experiências interativas, Kitano descreve essa expo como uma série de sonhos. Logo na entrada tinham vários darumas enfileirados percorrendo a sala toda, uma máquina de costura gigantesca, barulhenta e ineficiente, um dinossauro cercado por telas com teorias sobre sua extinção, rabiscos de criaturas imaginárias, mas o que eu mais gostei foi uma instalação que as pessoas escutavam um som e desenhavam o que imaginavam, depois esse desenho era colocado junto com desenhos de outras pessoas numa parede e o mais interessante é que os desenhos eram muito parecidos. (como não tinha explicação, eu comecei a escutar loucamente todos os sons e desenhar cada um no meu caderno, daí veio uma japonesa falando que eu tinha que escutar SÓ 1 e desenhar no postal magnético, detalhe ela quase não falava inglês, só francês e japonês, mas acabamos nos entendendo).
No andar de baixo, várias pinturas super coloridas, algumas que aparecem no filme Aquiles e a Tartaruga e outras que ele pintou enquanto se recuperava de um grave acidente de moto, eram uns animais com cabeças de flor, tinha também vasos inspirados nessas pinturas.
No site tem vários vídeos, fotos, imagens, explicações sobre a expo, vale a pena, já que era proibido filmar e fotografar.

até 12 de setembro de 2010
Foundation Cartier, pour l'art contemporain
Paris/França
metro Raspail
entrada 7,50€